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4 lições práticas para se tornar um profissional influente no ambiente corporativo

Saiba quais aspectos definem a construção de uma rede de influência saudável para a carreira e produtiva para as companhias.

Melhor aceitação de ideias, menos barreiras diante de tarefas árduas e visibilidade para os bons resultados. Estes são alguns benefícios que o poder da influência rende à carreira. Mas onde começa a construção dessas qualidades?

"Ter boas ideias que contribuam com a empresa é um passo muito importante para o sucesso profissional. Porém, há ideias que, por melhores que sejam, podem passar por uma certa resistência por parte dos colegas. Compreender e utilizar-se do poder da influência é essencial para conseguir realizar seus objetivos, metas e conquistar mais espaço em seu ambiente de trabalho, ficando cada vez mais próximo da realização profissional. Essa qualidade começa com autoconhecimento, para elencar pontos fortes que podem e devem ser colocados à disposição da companhia e das pessoas de um modo geral", afirma Lucas Oggiam, gerente sênior da Page Personnel, consultoria global especializada em cargos de nível técnico e suporte à carreira.

Abaixo, confira as dicas do especialista em recrutamento sobre como construir o poder de influência e gerar uma rede favorável ao desenvolvimento pessoal e aos resultados da companhia.

1 – Relacionamento à base de escuta generosa e foco no outro

Ter um bom relacionamento com as pessoas com as quais você precisará se envolver e, possivelmente, convencer de alguma forma é muito importante. Conectar-se a elas deixará todo o processo de convencimento muito mais fácil e natural. O primeiro passo é levantar questões relevantes sobre suas vidas, famílias e interesses. Pessoas que se sintam mais conectadas a você e que te conheçam melhor são, normalmente, muito mais favoráveis às ideias que você possa vir a propor. E lembre-se: você precisa ouvir para ser ouvido, por isto, preste atenção à sua volta e ouça essas pessoas. O mundo moderno não privilegia a escuta. Estamos muito condicionados a falar, mas o respeito, admiração e boa parte da confiança numa relação interpessoal começa pela capacidade de ouvir generosamente o próximo.

2 – O potencial das ideias deve ser macro (é preciso atingir o todo)

Pense como a sua ideia pode beneficiar a empresa, o negócio - desde colegas até gestores e diretores. Esse ponto é importante pois, quando conseguimos atrelar uma ideia com os interesses não apenas nossos, mas também daqueles que possuem voto de decisão, estamos a um passo mais perto de conseguirmos que ele seja aprovado. Pessoas que tem seus interesses contemplados em alguma mudança estão muito mais dispostas a ajudar a torná-la realidade. Quando o todo está envolvido, é muito mais interessante para as pessoas e a para a organização. A ideia de influência jamais pode esbarrar em interesses particulares. Todos precisam se sentir parte de algo saudável ou minimamente interessante.

3 – Apresente dados/cases e exemplos coerentes com o mundo real

Pode ser difícil provar que sua ideia dará certo e que ela é válida, no entanto, tente procurar exemplos de outros lugares que adotaram ideias parecidas e obtiveram sucesso. Muitas vezes apenas a argumentação pura e simples não é suficiente para ter a aprovação de todos. Por conta disto, provas analíticas, contábeis, como uma análise de custo e benefício, um estudo de risco, não necessariamente feitos por outras empresas, mas que possam ser feitos por você, são as provas necessárias para uma mudança de um não para um sim.

4 – Cultive a ética: o valor que sustenta o poder de influência

A questão da influência traz consigo um outro lado: o da ética. É essencial que o poder de influência seja utilizado de forma respeitosa e consciente, sem configurar manipulação ou extorsão dos colegas. Seja positivo e genuíno em sua persuasão e você provavelmente ganhará muito mais facilmente o respeito e suporte das outras pessoas. Ser influente no ambiente de trabalho é um ponto primordial para o sucesso em sua jornada profissional. Dessa forma, tenha sempre em mente essas orientações para que na próxima vez que precisar de aprovação para alguma ideia, ela tenha mais chances de ser aceita.